Espacialidade – Idosos – “What is That?”

 Em Artigos de Filósofos Clínicos, Filosofia Clínica, Videos

httpv://www.youtube.com/watch?v=sTubeQDntpA

Algumas considerações sobre Espacialidade na Clínica Filosófica.

A Espacialidade refere-se à localização existencial da pessoa. Na Filosofia Clínica, nem sempre através do corpo encontraremos a pessoa. Não é documento de local, de onde a pessoa está. A localização existencial da pessoa muitas vezes é um ponto móvel, se desenha em movimento.

Recíproca de Inversão na Filosofia Clínica é ir ao mundo existencial da outra pessoa. Ao mover para o mundo da outra pessoa levamos parte do nosso mundo conosco. Recíproca de Inversão diz respeito a muitos fenômenos ligados ao ir. Mas não está relacionado diretamente a um ato de bondade, de condescendência.

A expressão “O mundo da outra pessoa é sempre o nosso próprio mundo, pois somente saberemos dele por nós mesmos” acarreta riscos se não for apreciada com profundidade. Ao ir ao mundo da outra pessoa, é razoável que tenhamos parte daquele mundo considerado por nós. Mas não há como reduzir o outro a nós. O correto é afirmar que levamos parte do nosso mundo para lá. Ainda assim, precisamos considerar desde a historicidade até o estudo minucioso da Estrutura do Pensamento de cada pessoa envolvida nesta interseção.

Existencialmente, não há uma recomendação prévia a um filósofo clínico sobre a espacialidade. Os elementos da narrativa e os episódios que ocorrem na clínica encaminharão as demandas em torno da Espacialidade. Saber transitar pela Espacialidade é uma orientação mais segura neste aspecto.

Bruno Packter

Posts Recentes
Comments
  • luiz gustavo brito de oliveira

    Pude perceber que nós como seres existências no qual estamos lançados no mundo, o quanto ineterferimos no mal sentido quando não nos relacionamos bem com cada pessoa valorizando-a e dando atenção para saber que de fato nós nunca estamos sozinhos num mundo fechado no EU.

Contate-nos

Aqui você pode enviar um e-mail.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search