Vídeo e texto para estudantes de filosofia clínica – publicações mensais.

 In Filosofia Clínica

Vídeo e texto para estudantes de filosofia clínica – publicações mensais.

Veja o vídeo e considere as representações possíveis de mundo.

Em seguida, leia algumas considerações sobre o tópico 1 – Como o Mundo Parece –

da estutura do pensamento.

Vídeo: Okinawa Churaumi Aquarium – Barcelona – Please Don’t Go – 2011

Para assistir ao vídeo:

O tópico 1 da estrutura do pensamento aparece na historicidade quando uma pessoa estiver falando sobre cultura, trabalho, tradição, sociedade, religião, educação, economia, família etc.  Pesquisaremos na historicidade as impressões que a pessoa tem do mundo, como se dá a experiência do existir, das vivências dos coletivos, numa circunstância ou em um determinado contexto.

A questão é saber o quanto é determinante este tópico na malha intelectiva da pessoa, como se dá a associação tópica e sua relevância.

Os exemplos seguem ao infinito.

Algumas pessoas vivem o mundo concretamente, associando as questões sensoriais ao tópico 1.  Suas vivências são pautadas pelo ambiente, nos costumes de sua época do ponto de vista da concretude.

Outras pessoas têm uma visão do mundo congelada. Criaram em torno do mundo certos juízos, certas verdades subjetivas e a partir destas verdades elas concebem o mundo.

Existem também pessoas que elaboram uma conversação ou mediação com o mundo através de dados afetivos; neste caso, o coração dará o norte nas suas vivências; outros, a conduta será pela reflexão das coisas do mundo. Aqui, provavelmente, o raciocínio será chamado para resolução de questões, dependendo do que se passa. Não que isso se limite efetivamente ao pensamento, ao raciocínio porque outros tópicos podem estar relacionados.

Portanto, cada pessoa é um mundo e ela o constrói do seu próprio modo.

É necessário lembrar que não existe um modo de ser certo ou errado diante das subjetividades. Existe o funcionamento, a caracterização de cada um. O encaminhamento deverá ter apoio nos exames prévios que fazemos através da historicidade. A história de vida mostrará o caminho, o estudo da EP, principalmente.

Centro de Filosofia Clínica de Florianópolis e Região Norte Catarinense

Recent Posts
Contate-nos

Aqui você pode enviar um e-mail.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search